AGENCIA DE MARKETING DIGITAL FULL SERVICES

5 passos para criar uma estratégia de marketing digital

31 maio
2018
estratégias de marketing digital

Para ter sucesso no mercado, uma PME precisa ter uma presença online marcante, isso é fato. No entanto, não adianta achar que apenas um site raramente atualizado e uma página no Facebook darão conta: é preciso ter planejamento. É nele que você criará sua estratégia de marketing digital com base nas necessidades e nos desejos de sua empresa.

Não sabe por onde começar? Nesse post, você verá os passos para criar uma estratégia de marketing digital para sua PME. Confira!

5 passos para implementar uma estratégia de marketing digital

1. Pesquisa e diagnóstico

Antes de criar estratégias de marketing, é importante que você saiba onde sua PME está e para onde deseja ir. Tudo deve estar alinhado às missões e aos valores da empresa. Fazendo um diagnóstico sobre a atual situação, é possível ter ideias mais claras.

A pesquisa é essencial tanto para entender fatores internos quanto externos da sua PME. É também a fase de conhecer o mercado digital e as inúmeras possibilidades que ele oferece. A partir desse conhecimento, você consegue planejar com mais facilidade.

2. Planejamento

O plano é onde você documentará o objetivo, a estratégia de marketing utilizada, as táticas, as ferramentas, o tempo de implementação e os resultados. Ele é peça-chave para acompanhar todo o percurso da estratégia, desde sua criação até os números que ela proporcionou.

Você também anotará as modificações feitas e os resultados que elas geraram.

3. Marketing de conteúdo

Aqui na Digital Fullness você encontrará alguns posts falando sobre a importância do marketing de conteúdo. Essa é uma das estratégias mais usadas atualmente, já que é uma forma inteligente e eficaz de atrair o público.

Sua PME pode começar com a produção de um blog, ferramenta-chave para que ganhe credibilidade entre seu público-alvo. Com a produção de conteúdos ricos, a empresa ganha autoridade e vira porta-voz do seu segmento.

4. Mobile Marketing

Responsividade ou seja, adequação a todos os dispositivos móveis é outro ponto crucial para a criação de uma estratégia. Ter um site com layout adaptável a smartphones e tablets aumenta consideravelmente o alcance de sua marca: segundo o IBGE, 94,6% dos usuários de internet do Brasil se conectam via celular.

O mobile marketing não se limita ao site da sua PME. Você pode implementar estratégias específicas para usuários mobile, como promoções via aplicativo e notificações push avisando sobre novidades ou a proximidade entre o usuário e a sua empresa.

5. Monitoramento e métricas

Enquanto você implementa suas estratégias, é importante monitorar cada resultado. Existem ferramentas gratuitas e pagas que identificam menções à sua marca e comentários sobre suas campanhas. Além disso, você também obtém dados importantes sobre as visitas que seu site recebe, como localização geográfica, faixa etária e tempo de permanência.

 

Como você viu, uma estratégia de marketing digital passa por várias fases e pode ser implementada em diferentes ferramentas. Conte com profissionais que entendam todos esses recursos e possam criar planos de marketing específicos para sua PME.

 

Gostou de saber mais sobre como uma estratégia de marketing digital funciona e quer implementá-la na sua PME? A Digital Fullness é a agência perfeita para isso. Entre em contato e fale com um de nossos especialistas!