AGENCIA DE MARKETING DIGITAL FULL SERVICES

Afinal, como aparecer no Google?

22 jun
2018

Aparecer no Google é um dos grandes objetivos de toda empresa no mundo online e vamos mostrar como funciona.

Um negócio que quer se tornar referência sabe que deve explorar não apenas o ambiente físico, mas também o virtual. Com isso, é importante ter em mente que o uso de estratégias de marketing digital são essenciais para que você se torne uma fonte confiável em seu segmento. Além disso, é de extrema importância saber como aparecer no Google toda vez que um cliente em potencial fizer uma pesquisa relacionada ao assunto de domínio de sua PME.

Quer saber mais sobre como aparecer no Google? Neste post, você vai conhecer estratégias eficazes para aparecer na maior ferramenta de buscas da Internet. Confira:

Como aparecer no Google de forma paga?

Você pode aparecer no Google de duas formas:

  • gratuita: no chamado resultado orgânico aparecem os links que não fizeram investimento direto no Google para aparecer lá;
  • pago: no topo dos resultados de busca, você encontra alguns resultados com um aviso em verde escrito “anúncio”. São os chamados links patrocinados, que vamos desenvolver um pouco agora.

Links patrocinados

O Google Adwords forma o sistema de anúncios do Google. Como você leu, os links patrocinados são os resultados que aparecem logo acima do resultado orgânico. Para que isso aconteça, você precisa criar anúncios que tenham a ver com a palavra-chave que o usuário pesquisou.

Por exemplo: se sua PME é um restaurante de comida italiana localizado no Rio de Janeiro, algumas das palavras-chave podem ser “Restaurante Rio de Janeiro”, “comida italiana Rio de Janeiro” e variações com cidades e bairros vizinhos.

Para que seu anúncio apareça nos resultados, o Google faz uma espécie de leilão, que depende do valor investido e, principalmente, da qualidade do seu texto. A cobrança só é feita quando o usuário interage com seu anúncio. Se não houver cliques ou conversões, você não paga nada.
Além disso, o Adwords tem vários recursos para empresas que ainda não tem uma presença online marcante ― quando o usuário clica no anúncio, por exemplo, ele pode ser direcionado a uma ligação para sua loja física.

Os links patrocinados ganham mais força quando a empresa começa a investir em outras ferramentas de marketing, como as que veremos a seguir.

Como aparecer no Google gratuitamente?

Agora vem a melhor parte: você pode aparecer de forma gratuita nos primeiros resultados de pesquisa! Para isso, é preciso muito trabalho e estudo, mas o resultado vale a pena. Veja como aparecer no Google gratuitamente:

Marketing de Conteúdo

Hoje, o marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital usadas pelas empresas. Ele se resume à criação de textos, e-books, infográficos e outros materiais relevantes para o usuário. Com o planejamento da sua estratégia de conteúdo, você divide os textos baseando-se no funil de venda.

Geralmente, os conteúdos que aparecem nas primeiras páginas são os de atração, mas isso não impede que textos em outros estágios também surjam nos primeiros resultados. O importante é que eles levem tragam informações verdadeiramente úteis para o usuário, sejam escritos com base na sua persona e sigam as regras de SEO. Não sabe o que isso significa? Veja o tópico a seguir.

SEO

Search Engine Optimization ou otimização dos resultados de busca é um conjunto de estratégias usadas para alavancar o posicionamento do seu site nas pesquisas do Google. Ele pode ser feito on page (dentro do site) e off page (fora do seu site):

On page

  • palavras-chave na introdução, desenvolvimento, conclusão e em algum intertítulo do seu post (lembre-se de que ela deve aparecer de forma orgânica, sem forçar);
  • escaneabilidade: parágrafos não muito grandes, uso de intertítulos (H2, H3, H4), bullet points e frases objetivas, que facilitam a leitura rápida e tornam o texto menos cansativo;
  • URLs amigáveis: fáceis de compreender, devem ter a palavra-chave;
  • imagens otimizadas.

Off page

  • localidade, ou seja, a região em que sua empresa se encontra. Se ela estiver próxima do usuário, as chances de aparecer em um resultados são maiores;
  • engajamento e menções nas redes sociais;
  • link building, que você verá a seguir.

Link Building

Ocorre quando outros sites linkam seu post no corpo de um texto. Isso faz com que seu site ou blog torne-se mais relevante, já que ele está sendo usado como fonte para a criação de novos conteúdos. Além disso, é uma outra empresa indicando seu texto como algo confiável, o que aumenta as chances de sua empresa se tornar autoridade sobre o assunto. Se o site em questão estiver no mesmo segmento que o seu, as chances de subir no ranking do Google são ainda maiores.

 

Gostou de saber como aparecer no Google?

Quer saber agora como implementar uma estratégia de marketing digital para sua PME? Entre em contato com a Digital Fullness e fale com um especialista!