Como cuidar da imagem da empresa na internet?

25 jul
2018
imagem da empresa na internet

Organizações do mundo inteiro trabalham para ter uma presença virtual sólida. No entanto, quando fazem isso de qualquer maneira ― atualizações inconstantes, respostas vagas ou identidade visual fraca ―, podem ser vistas de forma negativa pelo público. Portanto, cuidar da imagem da empresa na internet é algo que não deve ser negligenciado.

Quer saber o que fazer para que seu negócio tenha uma boa reputação digital? Confira nossas dicas nesse post:

Como cuidar da imagem da empresa na internet?

Priorize os canais virtuais

Redes sociais, blog e site são os pilares da sua identidade na internet. Cuidar da imagem virtual é passar, primeiramente, por esses canais. Isso significa inúmeras coisas:

  • mantenha uma unidade, tanto visual quanto de voz;
  • atualize constantemente. Isso não significa lotar a timeline do seu público-alvo, mas manter um número regular de postagens diárias;
  • o mesmo deve ser feito com blogs. Atualize semanalmente, pelo menos, mas sempre;
  • ofereça conteúdo relevante para seu cliente. Crie posts com dicas voltadas para ele, novidades da sua loja, promoções exclusivas e imagens de qualidade;
  • use as redes sociais como canais de comunicação. Elas são uma forma mais rápida e menos estressante de falar com sua empresa. Atualmente, é possível até usar o WhatsApp como ferramenta corporativa;
  • tenha um site com layout responsivo e profissional, com descrição clara sobre o que faz a sua empresa.

Monitore

Outra forma essencial de cuidar da imagem da empresa na internet é utilizando ferramentas de monitoramento. Elas investigam o que os usuários de redes sociais falam sobre sua organização.

Com isso, é possível fazer modificações no que é visto pelo público, responder dúvidas e reverter uma possível reputação negativa. Algumas das ferramentas mais conhecidas são o Buzzmonitor, o Scup e o Hootsuite.

Tenha atenção com as respostas

Além de rapidez, é importante que as respostas sejam adequadas ao seu público. Não deixe de dar um retorno adequado à sua persona. Comentários irônicos e evasivos são mal vistos. Mesmo as críticas devem ser contornadas com educação e respeito.

Quando as reclamações são feitas em posts, faça o possível para não ignorá-las. Mostre-se atento ao que é dito pelo seu público e leve-o em consideração para entregar o produto ou o serviço desejado a ele.

Caso o cliente comente de forma preconceituosa ou desrespeitosa, mostre a postura firme da empresa contra esse tipo de comportamento.

Tenha um e-commerce com certificado

Se você tem um produto ou serviço que deseja ofertar pela internet, a melhor forma de fazê-lo é por meio de um e-commerce. Uma loja virtual bem estruturada mostrará corretamente todos os itens comercializados, com descrição, fotos ampliadas, preços, formas de pagamento e checkout simplificado.

Também é essencial que você providencie um certificado de segurança. Mas como isso pode ser uma forma de cuidar da imagem da empresa na internet? Simples: o consumidor se sente mais seguro sabendo que seu site é protegido. Portanto, comprará com mais frequência no seu e-commerce.

Trabalhe com especialistas

Quem lida com redes sociais, e-commerce, blog ou site precisa trabalhar com profissionais especializados. Eles saberão quais as pautas mais adequadas para aquelas personas, quando mensurar resultados, quais as melhores ferramentas de monitoramento, qual a resposta mais adequada a uma crítica ferrenha de um cliente e muito mais.

Contratar uma agência de marketing digital é uma saída eficaz para isso, já que todos os profissionais têm experiência e lidam com essas questões diariamente. Ela também cuidará da imagem da empresa na internet e criará uma identidade nas redes sociais.

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