AGENCIA DE MARKETING DIGITAL FULL SERVICES

Glossário: conheça os principais termos de marketing digital

21 jun
2018

Principais Termos do Marketing Digital

Você sabe que uma estratégia de inbound pode trazer um ótimo ROI, mas que o SEO deve ser muito bem trabalhado. Ué, não entendeu nada?

Existem alguns termos de marketing digital presentes em quase todos os textos sobre o assunto, mas nem todo mundo entende o significado deles.

Começou agora no mundo virtual? Quer conhecer os termos de marketing digital mais usados nas estratégias? Confira um glossário com as principais palavras:

Quais termos de marketing digital você precisa conhecer?

Analytics

São os dados extraídos e analisados que servem para que você entenda o comportamento do cliente, a origem do seu tráfego e os resultados de uma estratégia. A maioria deles você consegue usando ferramentas (como Google Analytics e SEMrush) aliadas ao seu site.

Conteúdo

É o material (que pode ser em texto, áudio ou vídeo) criado com o objetivo de atrair clientes em potencial para conhecer os produtos e serviços da sua empresa.

CTA

Call To Action ou chamada para ação é aquele convite da empresa para que o usuário tome alguma atitude: deixar um comentário no post, ler um texto do blog sobre determinado assunto, clicar em um banner ou ligar para conhecer mais seu produto ou serviço.

Funil de vendas

Também chamado de pipeline, o funil é uma estratégia usada no inbound marketing para delimitar conteúdos e departamentos para cada fase de conhecimento do usuário em relação ao seu produto ou serviço.

Ele é dividido em topo (mais largo e com mais indivíduos), meio e fundo (bem mais estreito, com os clientes que efetivamente farão a compra).

Inbound

Com certeza, um dos termos de marketing digital mais usados atualmente. O inbound é a estratégia pensada para atrair e converter clientes sem o uso de publicidade tradicional, que “interrompe” o usuário sem a sua permissão. Para isso, ele usa quatro fases: atração, conversão, fechamento e encantamento.

Jornada do comprador

É o caminho feito pelo cliente até adquirir seu produto ou serviço. Ele é dividido em quatro fases:

  1. aprendizado e descoberta: quando o consumidor ainda não tem consciência de que passa por um problema e precisa de seu produto ou serviço para resolvê-lo. Nessa etapa, a empresa precisa despertar a atenção dele pelo seu segmento;
  2. reconhecimento do problema: o cliente descobre que passa por um problema e precisa descobrir como resolvê-lo;
  3. consideração da solução: depois de descobrir que precisa resolver essa questão, o consumidor começa a pesquisar sobre o assunto e considerar opções (incluindo a sua) para encerrar o problema;
  4. decisão de compra: o comprador já sabe como resolver o problema e precisa decidir qual produto ou serviço é ideal para isso.

Outbound

É o marketing tradicional, em que a publicidade “interrompe” o usuário para mostrar seus produtos ou serviços. No digital, vemos isso nos anúncios no meio de vídeos do YouTube ou nos comerciais entre as músicas no Spotify.

Palavra-chave

Expressão usada em uma busca no Google e que levará a persona ao seu produto ou serviço. Exemplo: se você tem uma loja de produtos naturais em São Paulo, pode usar “produtos naturais em São Paulo”, “onde encontrar produtos naturais”, “como usar óleo de coco” e por aí vai.

A palavra-chave está presente em campanhas de links patrocinados no Google e na criação de sua estratégia de conteúdo. É essencial para o SEO.

Persona

É a idealização do seu cliente ideal, com nome, idade, profissão, características de comportamento e outras informações que possam auxiliar na criação de sua estratégia.

Para a criação de sua persona, é necessário fazer pesquisas com base nos seus atuais clientes e no público-alvo que você almeja ter.

ROI

Return On Investment ou retorno sobre investimento é a métrica que mostra o quanto o seu gasto trouxe de lucro.

SEO

Um dos termos de marketing digital mais usados atualmente, Search Engine Optimization ou otimização para mecanismos de busca é o conjunto de técnicas usadas em seu conteúdo para aparecer nos principais resultados de pesquisa do Google.

Recursos como otimização de imagens, texto alternativo e, principalmente, palavras-chave são estratégias de SEO.

 

Gostou de conhecer o significado desses termos de marketing digital?

Tem mais algum que você não entenda?

Deixe seu comentário ou entre em contato conosco.