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A importância do marketing digital para PMEs

01 jun
2018
marketing digital para PMEs

A importância do marketing digital para PMEs:

O mercado online está em desenvolvimento no Brasil. Para você ter uma ideia, só em 2017, 43% dos nossos internautas fizeram compras em lojas virtuais. Nesse ano, já se nota um avanço: o número de consumidores que relatam comprar regularmente pela internet chegou a 65%, ou seja, quase 7 em cada 10 brasileiros compraram por meios digitais.

É nesse cenário que o marketing digital para PMEs se torna essencial ao seu negócio. Ele é o elemento-chave para a descoberta da empresa pelo consumidor, a criação de um relacionamento, a resolução de problemas e a mensuração de resultados.

Parece muito abstrato? Nesse post, você descobrirá as vantagens que o marketing digital pode trazer para sua PME. Confira!

Quais as vantagens do marketing digital para PMEs?

O marketing digital pode trazer inúmeros benefícios para uma empresa de pequeno ou médio porte:

Custo-benefício

Em relação ao tradicional, o marketing digital para PMEs proporciona um ótimo retorno sobre investimento (ROI) por um valor consideravelmente mais baixo. Os anúncios para Facebook Ads e Google Adwords, ferramentas de publicidade das mais famosas plataformas da atualidade, podem começar com um custo ínfimo. Por R$ 50, é possível anunciar para o público que esteja próximo à região da sua empresa.

Além disso, as campanhas de marketing digital são criadas de acordo com o valor que sua empresa pode pagar. Ainda é possível atrair visitantes com a criação de conteúdo para o blog da sua PME e para as redes sociais.

Segmentação

Além do custo menor, o marketing digital usa ferramentas e conceitos para que a PME fale apenas com seu público-alvo e com perfis semelhantes. Usando segmentação por persona, tom de voz adaptado, redes sociais e campanhas de mobile marketing, você consegue atrair o cliente certo sem investir muito dinheiro.

Além disso, é possível dividir o tipo de comunicação com o cliente em relação ao nível de conhecimento e interesse que ele tem por seu produto ou serviço.

Atendimento

Além de mais exigente, o consumidor anda sem tempo para ligar para o SAC da sua PME. Ele precisa resolver seu problema com rapidez e, se isso não acontecer, reclamará virtualmente.

Além de usar as redes sociais como um canal de atendimento, o marketing digital para PMEs constrói um relacionamento de confiança com o cliente. Em 2015, uma pesquisa da consultoria Accenture já mostrava que 82% dos internautas brasileiros interagiam com empresas pelas redes sociais.

Atualmente, ferramentas como o WhatsApp Business e os chatbots facilitam esse relacionamento, otimizando o atendimento ao cliente e levando para sua equipe apenas problemas que precisam de uma solução mais trabalhada e além disso. E há a redução de custos de SAC.

Mensuração

Por meio do marketing digital, você consegue mensurar o andamento e os gastos das campanhas pela internet, o ticket médio do seu consumidor, o ROI (que pode ser financeiro ou não) e outros números importantes para seu negócio. Com esses dados, é possível fazer mudanças e analisar se houve melhoria ou não com o tempo.

Autoridade

O marketing digital também permite que sua PME seja autoridade no segmento em que atua. Com o uso de marketing de conteúdo e estratégias para redes sociais, sua empresa cativa o cliente oferecendo informações úteis e relevantes para ele. Mostrando-se conhecedora e compartilhando materiais ricos com o cliente, ele não terá motivos para procurar outra empresa!

Como você viu, é impossível que sua empresa fique de fora da internet. O marketing digital para PMEs oferece diversas ferramentas e métricas para mensurar o sucesso de suas campanhas, obter um considerável ROI e economizar custos. Procure por uma agência digital que tenha experiência com PMEs e prepare campanhas digitais específicas para esse segmento.

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