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Palavras-chave: o que são e como escolher?

30 jul
2018

Quem deseja ter presença digital precisa criar formas de aproximar sua empresa do cliente. Uma dessas maneiras é, claro, aparecendo no Google. Mas para que isso aconteça, é necessário que o usuário faça uma busca relacionada a seu produto ou serviço.

É para isso que as palavras-chave servem: elas possibilitam que um potencial cliente encontre você sem ter que, necessariamente, digitar o nome da sua empresa no buscador.

Palavras-chave são essenciais para as campanhas de marketing digital. Você ainda não sabe como utilizá-las em sua estratégia? Confira tudo neste post:

O que são palavras-chave?

São os termos usados para encontrar sua empresa nos resultados de busca. Elas servem para criar conteúdos e anúncios. As palavras-chave devem sintetizar tanto o assunto do seu conteúdo/anúncio quanto a necessidade do potencial cliente.

Um exemplo: uma usuária deseja encontrar uma loja de sapatos femininos. É bem provável que ele digite no buscador “sapatos femininos” ― essa é a palavra-chave. Logo no topo dos resultados aparecerão fotos de calçados e textos curtos com “anúncio” escrito em verde.

Esses resultados, chamados de links patrocinados, são de empresas que utilizaram a palavra-chave em seus anúncios pagos no Google.

Continuando no mesmo exemplo, a usuária agora deseja saber como manter seus calçados sempre bonitos. Ela provavelmente digitará “como cuidar de sapatos femininos” no Google ― outro tipo de palavra-chave que vai levá-la, agora, a um tipo de resultado diferente.

Esse tipo de termo é ideal para a sua estratégia de conteúdo, pois é uma forma de atrair e educar sua potencial cliente até que ela esteja pronta para adquirir seu produto ou serviço.

Como se dividem?

As palavras-chave não podem ser escolhidas indiscriminadamente. Você precisa levar em conta, principalmente, o volume de buscas e a concorrência.

É necessário pensar em termos que possam atrair um considerável público mas que, ao mesmo tempo, não tragam um alto número de resultados e possam levar o nome da sua empresa para baixo.

Sua estratégia de marketing digital deve contar com os dois tipos de palavras-chave, que são:

Head/short tails

São termos curtos (de uma ou duas palavras) e generalistas, que trazem um altíssimo volume de resultados e concorrentes. Continuando no nosso exemplo, “sapatos femininos” formam uma head tail.

Long tails

São as variações da sua head tail, mais específicas e, consequentemente, com mais chances de conversão. Elas são ótimas para a criação de conteúdos que tenham a ver com seu produto ou serviço e possam atrair a persona para o seu negócio.

Alguns exemplos de long tails:

  • como conservar sapatos femininos;
  • como limpar sapatos femininos;
  • lojas de sapatos femininos SP;
  • sapatos femininos clássicos;
  • tendências sapatos femininos 2018.

Como escolher as palavras-chave ideais para sua PME?

Veja as melhores estratégias para subir nas pesquisas do Google:

Pense como sua persona

As palavras-chave são uma síntese de como o mercado funciona. Portanto, é necessário se colocar no lugar da persona e se perguntar: “como eu faria para encontrar minha empresa no Google?”.

Você também é consumidor e sabe como encontra determinados serviços nessa ferramenta de busca. É só usar seu conhecimento adquirido e colocá-lo em prática!

Use ferramentas específicas

As ferramentas para criação de palavras-chave fornecem inúmeras variações da sua head tail baseadas em volume de buscas em determinado período, concorrência e popularidade em determinadas regiões. Elas também fornecem relatórios completos sobre variações de busca durante o tempo e podem até citar estatísticas de outras empresas.

Algumas das mais utilizadas são Keyword Planner, SEMrush e Keyword Tool.

Trabalhe com profissionais de marketing digital

Especialistas de marketing digital trabalham com palavras-chave diariamente e sabem como escolher os termos adequados à sua PME. Além disso, podem observar quais estão dando mais ou menos resultados, criar relatórios e adaptar a estratégia com o passar do tempo.

Para facilitar sua vida, trabalhe em parceria com uma agência de marketing digital.

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