AGENCIA DE MARKETING DIGITAL FULL SERVICES

Persona: o que é, qual sua importância e como criar

30 maio
2018
Persona

Persona: o que é, qual sua importância e como criar:

Por menor que uma empresa seja, ela precisa saber claramente quem é seu consumidor. Antes tratado pelas equipes de marketing como público-alvo, hoje essa abordagem precisa ser humanizada.

Não basta conhecer o gênero e a faixa etária do seu cliente: é preciso saber que a Camila, universitária e estagiária que ama seguir sua marca nas redes sociais, tem 25 anos e mora com as amigas em uma república. É aí que entra o conceito de persona.

Quer sabe mais sobre a persona, sua importância e como aplicá-la em sua PME? Veja tudo nesse post!

O que é persona?

É a idealização de seu cliente ideal. Como você viu ali no início, a ideia de público-alvo é muito ampla e já não é tão eficiente. A persona é a representação humanizada do consumidor da sua PME.

Um exemplo: você é dono de uma pet shop de luxo e resolveu investir em um público A-B, de mulheres entre 40-60 anos, que são bem-sucedidas em suas carreiras. Em vez disso, você pode conversar com a Bárbara, de 45 anos, advogada com escritório próprio e assistentes. Ela é solteira e não tem herdeiros, por isso gosta de tratar seu poodle como um filho.

Quando não está trabalhando, gosta de viajar pelo mundo e nem sempre é possível levar seu pet junto. No entanto, ele merece ser bem tratado e Bárbara prioriza suítes de luxo para seu bichinho.

Percebeu a diferença? Quando você transforma seu público em um indivíduo, fica muito mais fácil manter um diálogo, fazer uma oferta e, claro, vender.

Obviamente, seu negócio não precisa ter apenas uma persona, já que você pode falar com mais de um tipo de público. Porém, é importante não criar muitos perfis para não se perder.

Como a criação de uma persona pode ajudar sua PME?

Entendeu o conceito de persona? Agora, é hora de descobrir algumas de suas vantagens:

Tom de voz adequado

Uma das maiores vantagens que a criação de uma persona traz é a possibilidade de traçar um tom de voz para sua PME.

O tom de voz nada mais é que a linguagem usada por sua marca para falar com o cliente. Pode ser mais formal, coloquial, descolada, maternal, ter gírias ou palavras rebuscadas. O importante é que converse adequadamente com sua persona e que, principalmente, não seja forçada.

Outro benefício do tom de voz é que ele humaniza sua PME justamente por abrir essa possibilidade de diálogo adaptado.

Canais de diálogo corretos

Quando você conhece bem sua persona, descobre quais são os melhores canais para conversar com ela. Não adianta investir no LinkedIn se seu público é adolescente. É preciso falar onde ele possa ouvir e você só vai descobrir se começar a pensar como ele pensa.

Formação de relacionamento

Com a linguagem e os canais de comunicação corretos, o relacionamento entre PME e cliente só tende a se estreitar. Além disso, quando a persona precisar de atendimento para resolver dúvidas ou problemas, saberá rapidamente onde encontrar sua empresa.

Como criar a persona da sua PME?

Primeiramente, você deve responder às seguintes questões:

  • nome, idade e gênero;
  • classe social;
  • profissão;
  • família: quantos membros? Mora sozinha? Tem filhos?
  • nível de escolaridade;
  • local de residência;
  • características de personalidade;
  • hobbies;
  • objetivos de vida;
  • horas passadas na internet e formas de acesso (desktop, notebook, tablet, smartphone);
  • problemas atuais e como sua empresa pode resolvê-los.

Parece muita coisa?

Acredite: quanto mais dados você tiver sobre sua persona, melhor!

Para consegui-los, é possível fazer pesquisas entre grupos de consumidores de um produto ou serviço semelhante ao seu, entre seus leads, prospects e atuais consumidores. O importante é criá-la já!

Gostou de saber mais sobre personas?

Se ainda tiver alguma dúvida, deixe o seu comentário abaixo ou entre em contato contato através deste link: CONTATO e lhe esclareceremos sobre qualquer duvida sobre o tema!