Por que sua empresa precisa criar um blog?

03 ago
2018

marketing digital é cada vez mais necessário para a existência de uma empresa. Dentre suas estratégias, a que mais se destaca é a de produção de conteúdo multimídia para as diversas ferramentas de comunicação online. 

Além de trabalhar com redes sociais, criar um blog é essencial para colocar toda a sua estratégia em prática. Ele reunirá conteúdos que tenham a ver com seu segmento, mostrando que a empresa é autoridade no assunto e que o cliente pode confiar em seu produto ou serviço.

Ainda não está convencido? Confira neste post por que criar um blog transformará a presença digital da sua empresa:

Por que uma PME deve criar um blog corporativo?

Veja quais vantagens a criação de um blog trará para sua empresa:

Apresentar seu produto ou serviço ao público

A primeira etapa do marketing digital é atrair seu cliente. No entanto, nem todo mundo está interessado em clicar em banners ou ser interrompido por propagandas.

O blog permite o contrário: é o usuário quem vai atrás do seu conteúdo. A relação com sua empresa só continua se ele permitir.

O melhor é que você apresentará sua empresa ao público que deseja atender. Por exemplo: você é dono de uma empresa de roupas masculinas. No entanto, existem inúmeros estilos e públicos que consomem esse produto e não são, necessariamente, seu cliente ideal.

Ao criar um blog, você prepara conteúdos que possam atrair o Ricardo, de 28 anos, publicitário, vaidoso e que não se importa de pagar um pouco mais, contanto que as peças tenham qualidade.

Resumindo: é por meio do blog que você cativará a sua persona.

Tornar-se uma autoridade no segmento

Atenção: criar um blog não é apenas postar textos cheios de palavras-chave para atrair o público sem apresentar nada interessante. Você deve criar conteúdos que sejam relevantes!

Ao perceber que sua empresa publica posts que mostram pleno domínio do seu segmento, o cliente não terá dúvidas na hora de adquirir seu produto ou serviço.

Criar relacionamento com o cliente

O blog pode ser a porta de entrada para o relacionamento com seu potencial cliente. Ao encontrar conteúdos de qualidade e de interesse, o usuário pode assinar sua newsletter, baixar e-books ou conferir outros materiais.

Tudo isso pede que ele insira alguns dados de contato é nessa hora que ele deixa de ser um visitante e se torna um lead.

A partir daí, você pode enviar e-mails. Também é possível convidá-lo a curtir suas redes sociais e estreitar ainda mais esse laço.

Ser encontrado pelo Google

Sua persona não precisa curtir suas páginas nas redes sociais para ter acesso ao seu blog. Ela pode encontrá-lo apenas buscando a palavra-chave no Google.

Voltando ao nosso exemplo: Ricardo deseja se informar mais sobre o uso de peças masculinas elegantes. Ao digitar no Google “como usar camisa social”, ele encontra o blog da sua empresa e lê um post sobre o assunto.

Como o texto é muito esclarecedor, ele continua consumindo seu conteúdo e, de certa forma, sendo “educado”. Quando estiver pronto para renovar seu guarda-roupa, qual empresa será lembrada por ele na hora da compra?

Como você viu, criar um blog traz muitos benefícios para sua empresa. No entanto, não basta escrever posts aleatoriamente: é necessário ter planejamento e constância, além de consistência nos conteúdos. Para isso, você precisa contar com especialistas em marketing digital que sejam capazes de criar textos relevantes e adequados ao seu segmento.

Entendeu como criar um blog é essencial para a presença digital da sua empresa? Então, entre em contato com a gente e converse com um especialista!