AGENCIA DE MARKETING DIGITAL FULL SERVICES

Tudo o que você precisa saber sobre lead!

26 jul
2018

Com a popularização do marketing digital, algumas palavras até então desconhecidas foram disseminadas no mercado.

Muitas vezes, as empresas não entendem, por exemplo, o que são personas, funil de vendas ou fluxo de nutrição, mas sabem que não poderão sobreviver na internet sem conhecê-los.

Um dos termos mais populares é lead. Mas você sabe o que significa?

Entender esse conceito é essencial para suas estratégias de marketing de conteúdo. Portanto, nesse post você saberá o que é lead, como consegui-lo e convertê-lo. Confira:

O que é lead?

Lead é o potencial cliente da sua empresa: alguém que mostrou real interesse em seu produto ou serviço. Ele já teve algum tipo de interação com o seu negócio e deixou alguns dados para contato.

O conceito é muito utilizado em marketing de conteúdo e funil de vendas, já que uma das formas mais conhecidas de geração de leads é por meio de landing pages para materiais ricos, como e-books e webinars.

É comum que o visitante entre em um blog e encontre um link para um material interessante. Ao cair em uma landing page, ele deixa nome, dados para contato e algumas informações sobre seu perfil. Quanto mais relevante o conteúdo a ser baixado, mais informações você pode solicitar.

O principal a se saber sobre o lead é que, se ele já demonstrou interesse em seu negócio, provavelmente se interessará em ouvir sobre ele em um momento oportuno. Portanto, as chances de compra são bem maiores.

Quais as vantagens de ter uma base de leads?

Ter um cadastro de potenciais clientes é uma forma de conhecer e entender o que deve ser feito para levar alguém a fechar negócio com sua empresa. Ter um contato (geralmente o e-mail) é uma forma de abrir um canal de comunicação.

Então, você precisa não só saber o que falar, mas como.

Leads costumam estar em fases diferentes do funil de vendas. Alguns podem ter descoberto seu negócio recentemente e outros podem consumir seu conteúdo com frequência. Por isso, atrair e nutrir esses usuários é uma forma de prepará-lo para quando estiverem prontos a avançar na jornada de compra.

Outro benefício é que a nutrição constante educa o lead e encurta seu estágio no funil de vendas. Ele não só estará preparado a consumir o seu produto ou serviço, mas perceberá o valor agregado a ele.

Como atrair leads para o seu negócio?

O visitante do seu site precisa de um motivo para deixar meios de contato. Veja algumas dicas para atrai-lo e fidelizá-lo:

Ofereça materiais ricos

Webinars, lives, white papers, palestras, aulões e e-books são formas de transformar sua empresa em autoridade no segmento e, claro, atrair e nutrir leads.

Novamente, é preciso oferecer conteúdo realmente relevante e não apenas para atrair clientes. O consumidor não é bobo e percebe quando é enganado.

Produza conteúdo constantemente

Quando o usuário se converte em lead, é hora de enviar para ele conteúdos que o façam visitar constantemente seu blog e se interessar pela empresa.

Portanto, não tenha apenas textos para venda, mas posts que sejam adequados à persona e que demonstrem o conhecimento da sua empresa sobre o segmento em que atua.

Segmente

Não adianta partir para a venda direta com um lead que acabou de conhecer seu negócio. Veja como o contato dele foi parar na sua base de leads, quais dados ele deixou e quais conteúdos estão mais adequados a seu perfil.

Gostou de sabe mais sobre leads? Para não perder mais nenhuma dica sobre marketing digital, siga a gente nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram!